Mãe!!!!! Tenho Piolhos???


Com o regresso às aulas são muitas as preocupações dos pais! 
Os  "terríveis" e "temíveis" piolhos são uma delas!

Mas afinal o que são os piolhos?

Tratam-se de pequenos parasitas que vivem no couro cabeludo dos humanos, medem cerca de 2 a 4mm e têm 6 patas. Alimentam-se de sangue e quando picam libertam saliva, causa da irritação e comichão tão comuns na pediculose. Podem viver até 3 meses e sobreviver até 2 dias sem se alimentar.  
Um piolho põe até 10 ovos por dia, as lêndeas.

Como aparecem os piolhos?

Os piolhos não saltam nem voam!
Rastejam rapidamente passando de cabeça em cabeça por contacto directo ou por partilha de objectos pessoais contaminados: chapéus, pentes, escovas, roupas, toalhas, almofadas, etc.

Como detectar?

Quando há piolhos é quase certo que há muito prurido na cabeça!
Deve observar frequentemente a cabeça da criança, com especial atenção para a nuca e atrás das orelhas, passar um pente fino, madeixa a madeixa, da raiz até às pontas, e verificar as partículas recolhidas: os piolhos são castanho-avermelhados e as lêndeas são brancas e mais difíceis de remover.
Hoje em dia, tem ainda ao seu dispor produtos que facilitam a detecção destes parasitas pois conferem-lhes cor tornando-os mais visíveis.

O meu filho tem piolhos! E agora?

Champô, creme, spray, gel, espuma, loção ou pente eléctrico! 
São várias as opções disponíveis cada vez mais eficazes e fáceis de utilizar. Respeite as instruções de uso e o conselho do seu farmacêutico.
Na maioria dos casos, aplica-se no cabelo seco e com um pente específico removem-se os parasitas. Deve, ainda, lavar toalhas, lençóis, chapéus, almofadas a temperatura igual ou superior a 60ºC, aspirar os sofás e bancos do carro, bem como outras superfícies e têxteis que possam estar contaminados. Avise todas as pessoas com quem a criança esteve em contacto.


Como prevenir?

- Evite o contacto directo entre cabeças;
- Verifique regularmente a cabeça das crianças e dos restantes membros da família;
- Não partilhe objectos pessoais;
- Use champôs, sprays, loções ou elásticos preventivos.


Miúdos ou graúdos, cabelos sujos ou limpos, os piolhos não escolhem cabeças!
Por isso, estejam atentos!!!


Ana Pogeira





Comentários